Notícias

Histórias que Inspiram| Com 2 graduações e pós na Unigran Europa, ex-aluno é gerente financeiro global de empresa


A partir de agora, vamos conhecer um pouco mais dos nossos alunos e de suas trajetórias na Europa no 'Histórias que Inspiram- Unigran Europa'





São vários os motivos que levam os brasileiros a se mudarem para a Europa. Conhecer o mundo, descobrir novas culturas e melhorar de vida são alguns dos objetivos que ouvimos quando conversamos com quem vive no continente europeu. 

Entre os acadêmicos e egressos da Unigran Europa, são muitas histórias de superação, desafios e conquistas obtidas pela dedicação ao estudo. A partir de agora, vamos conhecer um pouco mais dos nossos alunos no Histórias que Inspiram - Unigran Europa.

O primeiro a dividir a sua história de vida e experiência na Unigran Europa é o nosso egresso Samuel Rosa Vasconcelos, que deixou Delfinópolis, uma cidade com cerca de oito mil habitantes em Minas Gerais para morar em Londres, Inglaterra. Ele é egresso da Unidade Londres da Unigran Europa.

Confira a entrevista com o ex-aluno que atualmente é gerente financeiro global de uma companhia multinacional. 

Unigran Europa: Samuel, há quanto tempo está na Europa e o que motivou essa mudança de país? 

Samuel Rosa Vasconcelos: desde dezembro de 2004. Venho de uma família humilde, a situação econômica no país na época não era muito favorável e não tive condições financeiras de estudar. Depois de algumas tentativas de conseguir trabalho sem êxito, decidi que iria tentar a vida fora do país. 

Quais os cursos você fez na Unigran Europa? Tenho duas graduações (Ciências Contábeis e Segunda Graduação em Pedagogia) e uma pós-graduação (MBA em Contabilidade Gerencial e Controladoria).

Como você conheceu a Unigran Europa e o que fez você começar a estudar na Instituição? Fiquei sabendo da instituição por um anúncio em uma revista brasileira famosa na época, que não sei se existe mais. Na verdade, sempre quis estudar, mas os cursos técnicos ou superiores aqui no Reino Unido são muito caros e não me serviriam no Brasil. 

Sempre tive conhecidos que retornaram do exterior com algum dinheiro guardado, mas sem uma formação acadêmica. Meu sonho era retornar ao Brasil com alguma poupança, mas também com uma graduação. Quando vi o anúncio da Unigran, já estava decidido fazer um curso EAD de História, indo para o Brasil fazer as provas. Imagine a minha surpresa quando vi que havia a possibilidade de estudar aqui. 

No que faz uma faculdade brasileira na Europa contribuiu para a sua vida profissional. Nos conte um pouco da sua trajetória.  A American Express GBT como chamamos, é uma empresa do grupo American Express que cuida de viagens de negócios, eventos e assistência para nossos clientes ao redor do mundo. Eu fui beneficiado por uma sequência de acontecimentos, dentro da própria empresa que me ajudaram em uma ascensão relativamente rápida. 

No início de 2016, quando ainda estava em meu quarto ano de graduação, comecei a trabalhar na companhia como analista de contas a pagar através uma empresa terceirizada que prestava serviço para a Amex GBT. Durante esse período, a companhia estava passando por uma reestruturação, ou modernização, se assim preferir, onde um novo tipo de tecnologia estava sendo implementado que viria a tornar todo o processo mais dinâmico e centralizado. 

Como era uma novidade, não havia ainda pessoal qualificado para executar o processo, onde fui favorecido sobre outros candidatos com anos de experiência, pela minha habilidade de aprender e me adaptar ao que estava sendo implementado. Em seis meses fui efetivado e oferecido já no ano seguinte, já graduado (o que era um requerimento para ter o cargo de gerência), o cargo de gerente local (Reino Unido) e subgerente regional EMEA (Europa, Oriente Médio e África) de contas a pagar. 

Por ser uma empresa global, a sua estrutura de hierarquia é um pouco diferente do que estamos acostumados. Hoje, desde fevereiro de 2019, sou gerente financeiro global (mais uma vez necessária uma pós-graduação), do departamento que cuida do ativo imobilizado da empresa e de suas 5 empresas filiais. São quase 200 escritórios ao redor do globo, onde eu e minha equipe somos responsáveis.

Qual o seu próximo desafio profissional? No momento estou terminando o meu curso no ACCA, que é um órgão contábil global que oferece a qualificação de contador certificado. Esse curso é reconhecido globalmente, sendo possível trabalhar em qualquer lugar do planeta e abrindo portas para cargos de diretoria. A minha graduação pela Unigran me deu isenção de 4 das 9 matérias da primeira parte da qualificação. Posteriormente irei terminar meu tão sonhado curso de História. 

Qual a importância da Unigran para sua vida pessoal e profissional? A qualificação adquirida na Unigran, me abriu portas para um mercado de trabalho e desenvolvimento profissional que, na verdade, jamais havia imaginado ser possível. Lógico que existe um mérito de esforço próprio nas entrevistas e na própria dedicação e desempenho no cargo, mas a realidade é que sem a qualificação/graduação requerida pelo empregador, eu não teria conseguido o presente trabalho, e a instituição que me qualificou e emitiu meu diploma foi a Unigran.

Como foi estudar a distância? No começo foi estranho, pois é uma realidade diferente do que estamos (pelo menos com o que eu estava) acostumados, onde as perguntas eram sanadas em diálogos presenciais com os professores. Essa interação pessoal não existe. Não estou dizendo que essa opção não exista, existem chats, vídeoaulas e murais para esclarecimento de dúvidas, e os professores respondem aos questionamentos dos alunos. A questão não é essa. 

Para estudar a distância é preciso, como em qualquer modalidade, muita disciplina e dedicação. Também é necessário aprimorar suas habilidades em pesquisa e interpretação de texto, para conseguir acompanhar os estudos. No demais, como a vida é muito corrida, o fato de poder escolher os meus horários foi muito importante. Me dando espaço para conciliar trabalho, estudos e vida social.  

Viva a experiência do MELHOR EAD na UNIGRAN EUROPA



Aqui você tem a melhor experiência do EAD (Ensino a Distância), professores brasileiros, plataforma exclusiva, material didático e aulas em Língua Portuguesa. A Unigran Europa foi a primeira faculdade brasileira autorizada pelo MEC (Ministério da Educação) a atuar na Europa! São 13 anos em continente europeu.⠀

🎓35 cursos de graduação a sua escolha⠀

📑+40 pós-graduações (MBA’s e especializações)⠀

🌍Presente em 9 países da Europa: Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Irlanda, Portugal e Suíça.⠀

✅Credenciada pelo MEC.⠀

🏅Corpo docente qualificado⠀

Inscreva-se: unigraneuropa.com/vestibular

 

 

Texto: Wendy Tonhati - Marketing Unigran Europa

Foto: Samuel Rosa Vasconcelos/ Arquivo pessoal

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC