Notícias

O curso de Engenharia de Produção é para mim?


Conheça detalhes desse curso que vem fazendo a diferença no mercado de trabalho



Diferente de outras áreas da engenharia, este é um curso mais voltado para a área de humanas. Apesar de, nos dois primeiros anos, os alunos verem muitas disciplinas básicas e teóricas que existem em praticamente todos os cursos de engenharia, como Cálculo 1 e Engenharia Experimental, existem disciplinas específicas como Organização do Ambiente e Planejamento e Controle da Manutenção. 
 
Também há o aprofundamento de outros conteúdos em comum, como otimização de processos. A duração do curso é de cinco anos e possui uma ênfase na gestão de processos e de pessoas. 
 
Quem quer fazer engenharia precisa ter algumas características essenciais como, por exemplo, afinidade com o campo dos números. Além disso, é necessário ter raciocínio lógico e pensamento matemático para solucionar problemas.
 
Outra habilidade é saber transformar esses números em ideias reais e concretas que sirvam ao propósito de uma empresa. Criar processos eficientes e funcionais é uma das responsabilidades atribuídas ao engenheiro de produção.
 
Porém, como dito anteriormente, esse profissional precisa ir além da área de exatas e também ter conhecimentos sobre relações humanas, sobre como as pessoas se relacionam com os bens materiais que estão ao redor, e sobre como usar os recursos da melhor maneira possível, de forma eficiente e eficaz. Gostar de política e economia são outros requisitos se você deseja ser um profissional de destaque.
 
Atualmente, conhecimentos em tecnologia e computação também são necessários na área. Outro conceito que o estudante precisa ter certa familiaridade é a sustentabilidade, que está cada vez mais presente, não somente nas grandes indústrias, como também nas pequenas empresas.
 
Assim que o recém-formado chega ao mercado de trabalho, é exigido dele algumas competências como capacidade de liderança e planejamento de projetos. Ele precisa saber se relacionar bem com profissionais de outras áreas e ter um pensamento voltado para o empreendedorismo.
 
Você se identificou com o curso de Engenharia de Produção? Então, não perca tempo e faça a sua inscrição no vestibular!
 

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC