Blog

Unigran Europa marca presença nas Conferências do Estoril



A coordenadora da Unigran Europa, Sofia Figueiredo da Silva, e a tutora Deucélia Silva estiveram presentes nesta terça-feira (30) nas Conferências do Estoril, encontro global que ocorre a cada dois anos e tem como tema “Desafios Globais, Respostas Locais”. O evento tem o patrocínio do Presidente da República Portuguesa.
 
O objetivo do dia foi refletir sobre a migração fora de uma conjuntura de crise. Para Sofia, apesar de ser um fenômeno comum, natural e antigo, vive-se atualmente tempos de mobilidade humana sem precedentes. “Os fluxos migratórios são cada vez mais vistos como desafios para Estados e políticas. A migração também está associada a oportunidades e incentivos à inovação e à educação, bem como ao crescimento econômico. A Unigran como universidade global e online está apta para responder a esses desafios, dando respostas locais através dos vários polos na Europa”, comentou.
 
Para Nuno Mota Pinto, diretor executivo alternante do World Bank Group, as migrações geram benefícios e desafios para os migrantes e sociedades. “Os negócios estão no centro. Eles migram pelas oportunidades de trabalho, acesso a network e, muitos deles, são empreendedores com espírito de inovação”, disse. Já para Lodewijk Willems, consultor do CEO do BNP Paribas Fortis, “a integração real só acontece com trabalho”, referindo-se à ajuda dada por vários fundos e programas europeus. “Temos o caso de migrantes que se tornaram CEO ajudados por programas de micro-finança”, complementou.
 
 
O debate foi moderado por Filipe Alves, diretor do Jornal Econômico, e também contou com a presença do professor Milton Sousa, da Nova School Business and Economics. Para ele, as empresas estão hoje mais empenhadas nas questões sociais do que há 10 ou 15 anos, devido à necessidade de operar em todo o globo. 

Tags: Conferências do Estoril, Unigran Europa, Portgugal