Notícias

Tudo o que precisa saber sobre o curso de Serviços Jurídicos


Saiba quem é este profissional, como é a graduação e quais são as matérias estudadas ao cursar Serviços Jurídicos



Você certamente já precisou de diversos tipos de serviços jurídicos ao longo da sua vida. A sua certidão de nascimento, dos seus filhos, do seu casamento, o registro do seu imóvel, contratos de trabalho, entre outros documentos essenciais a sua vida pessoal e profissional são alguns exemplos desse tipo de serviço.
 
Todos esses documentos e exigências ligadas à questões jurídicas necessitam de profissionais capazes de compreender seus conteúdos e procedimentos, mas que não precisam de uma formação e atuação como advogado. É nesse cenário que surgiu o Tecnólogo de Serviços Jurídicos, que tem como objetivo formar profissionais aptos para auxiliar juízes, promotores e advogados, por exemplo.
 
Pensando nisso, preparamos este post para você conhecer um pouco mais sobre a graduação de Serviços Jurídicos. Continue a leitura!
 
Afinal, quem é o profissional de Serviços Jurídicos?
 
Você já assistiu alguma série de TV sobre o cotidiano de escritórios de advocacia, como Suits ou The Good Wife? Ou já assistiu ao filme Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento? Aquelas pessoas a quem os advogados sempre pedem para fazer pesquisas, tirar cópias ou fazer anotações nas reuniões são os paralegais. Esses profissionais são qualificados com cursos, treinamentos e/ou experiências trabalhistas que ajudam advogados e desempenham tarefas de apoio à atividade jurídica.
 
O profissional formado em Serviços Jurídicos é essa figura importante que está apta para trabalhar na área parajurídica. Ou seja, auxiliar nas atividades associadas à gestão, cartórios, comunicação, planejamento estratégico e administrativas nos escritórios de advocacia, Fóruns, Tribunais de Justiça e Tribunais Superiores de Justiça.
 
Como é a graduação em Serviços Jurídicos?
 
Primeiramente, vale frisar que o foco da graduação não é na atuação jurídica em si, afinal, o graduado não poderá atuar como advogado. Como vimos, o foco desse curso é preparar profissionais capacitados, reflexivos e éticos para auxiliar nas atividades de apoio jurídico administrativo.
 
A graduação oferece tecnologias e ferramentas para preparar para atuação na área parajurídica e abre um leque de oportunidades para concursos junto à Administração Pública em geral e na área administrativa judiciária. Além disso, o curso tecnólogo possibilita uma rápida inserção no mercado de trabalho.
 
A graduação tem duração média de dois anos e pode ser realizada a distância. Algumas das disciplinas estudadas ao longo do curso de Serviços Jurídicos são:
 
 - Ciência Política e Constituição: Direitos e Garantias Fundamentais;
- Desenvolvimento, Meio Ambiente e Responsabilidade Social;
- Gestão de Serviços e Tecnologias EAD;
- Introdução ao Estudo do Direito;
- Linguagem e Argumentação Jurídica.
 
Agora que você já sabe tudo sobre essa graduação, que se inscrever no vestibular para ingressar no curso de Serviços Jurídicos a distância? Qualifique-se e conquiste o seu espaço no mercado de trabalho!
 

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC