Blog

O campo de atuação do bacharel em Teologia


Oferecer apoio psicológico, assessorar ONGs, palestrar ou ser consultor editorial. Pode não parecer, mas estas são áreas em que o teólogo pode atuar. Confira mais sobre essa graduação!



Se você tem curiosidade, interesse e deseja adquirir conhecimentos para ampliar sua visão de mundo e visão religiosa, o curso de Teologia pode proporcionar essa experiência e formação que você está buscando!
Com os estudos na graduação de Teologia você vai adquirir e desenvolver uma gama de habilidades:
 

- saberá contemplar as relações humanas sob diferentes dimensões;

 

- será capaz de fazer uma reflexão crítica e humanizadora sobre a produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas;

 

- será qualificado para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs;

 

- poderá praticar a docência religiosa em instituições de educação básica;

 

- conhecerá e compreenderá a Tradição Cristã em sua dimensão bíblica, teológica e institucional;

 

- saberá aplicar todos esses conhecimentos para promover o bem-estar das pessoas ao seu redor;

 

- poderá ocupar lideranças eclesiásticas;

 

- saberá assessorar grupos religiosos e grupos de promoção humana.

 
É verdade que grande parte das pessoas que buscam cursar Teologia estão se preparando para o ministério. No entanto, muitos teólogos também trabalham em empresas e instituições públicas ou privadas.
 
Se você acredita que o campo de atuação dos teólogos se restringe ao espaço físico das igrejas, continue lendo para conhecer os seus diferentes locais de trabalho, funções que pode ocupar e atividades realizadas:
 

- ministro religioso ordenado ou leigo;

 

- professor de ensino religioso;

 

- professor de escolas bíblicas;

 

- professor de centros de treinamento teológico;

 

- assessor de ONGs de apoio humano no Brasil e no Exterior;

 

- capelão militar, hospitalar, prisional, carcerário ou educacional;

 

- palestrante de temas religiosos;

 

- apoio a funcionários que ficam isolados em terras distantes ou alto-mar.

 
Uma área de destaque para esse profissional é o segmento de editoras de publicações religiosas, que não sofreu com a crise e impulsionou o número de leitores. O teólogo pode prestar consultorias durante o desenvolvimento de diversos produtos editoriais: livros, revistas, jornais, cartilhas, informativos, entre outros.
 
Além de todas as possibilidades já mencionadas, o teólogo também pode seguir carreira na universidade e trabalhar na produção de pesquisas históricas e acadêmica. Os objetos de estudo para o profissional são muitos: doutrinas, tradições religiosas, textos sagrados, influência da religião na sociedade ou em determinados grupos sociais, dogmas religiosos, entre outros.
 
Percebeu como os campos de estudos e áreas de atuação do bacharel em Teologia vão muito além dos limites físicos dos templos religiosos? Agora que você já sabe tudo sobre essa graduação, que tal se inscrever no vestibular para estudar a distância?
 

Tags: Teologia, Vestibular, EAD