Blog

O importante papel do analista de sistemas


O profissional é responsável pela criação de sistemas que atendam uma necessidade ou resolvam um problema para empresas ou usuários.



O papel do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é compreender a necessidade do cliente e trazê-la para uma linguagem computacional, gerando um sistema personalizado e adequado às exigências do contratante.
 
Algumas atividades do cotidiano do analista de sistemas são:
 

- análise e desenvolvimento de projetos de sistemas;

 

- recomendação de sistemas de informatização para negócios;

 

- análise de custos e viabilidade para a implementação de processos automatizados;

 

- levantamento de requisitos, mapeamento de processos e modelagem de dados para a implementação de sistemas;

 

- análise de desempenho de sistemas implementados;

 

- solução de problemas técnicos;

 

- manutenção de sistema; e

 

- elaboração de manuais.

 
A média salarial do analista de sistemas no Brasil, segundo a Catho, é de R$ 4.046,77
 
 
Como é a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
 
 
O curso é orientado para o mercado de trabalho e tem como objetivo capacitar os estudantes para atuar no desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais — a graduação é voltada para análise, documentação e implantação desses sistemas.
 
 
Ao longo do curso tecnólogo, que dura cinco semestres, o estudante adquire conhecimento nas áreas de sistemas operacionais, redes de computadores e segurança da informação.
 
 
Quem é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar também como Desenvolvedor de Sistemas, Analista de Banco de Dados, Analista de Redes, Analista de Requisitos, Analista de Business Intelligence, assim como ocupar outros cargos relacionados à Tecnologia da Informação.
 
 
Percebeu como seguir a carreira de analista de sistemas pode ser vantajosa? Invista em uma boa formação, dedique-se aos estudos, qualifique-se e aproveite uma das diversas oportunidades existentes no Brasil ou no Exterior! Não deixe a oportunidade passar e inscreva-se no vestibular!
 

Tags: Análise de Sistemas, Vestibular, EAD